Comunicação Remota Para Semáforos

Desafio

Modernizar infra de rede e permitir comunicação remota com semáforos em diversos pontos do Rio de Janeiro.

Solução

Roteadores Celulares e Sistema Bridge Manager para gerenciamento das conexões com o supervisório do cliente.

Nosso cliente possuia uma infra de rede serial RS485 desgastada e obsoleta, com alto custo de manutenção. Precisava de uma solução de comunicação remota robusta e confiável o bastante para fazer o controle de centenas de semáforos em determinadas regiões da cidade do Rio de Janeiro. A aplicação era crítica pois, como em qualquer grande metrópole, a cidade poderia entrar em caos em caso de falha de comunicação com as controladoras.

A Above-Net forneceu a solução através de roteadores celulares industriais e resistentes, aliados ao sistema Bridge Manager, responsável pelo monitoramento e gerenciamento das conexões. Esta solução permitiu comunicação transparente via Intenet/VPN entre o CCO e as controladoras dos semáforos e gerou ao cliente dados importantes sobre o status das conexões, tráfego de dados e nível de sinal.

Os produtos e sistemas envolvidos na solução são industriais e preparados para operações críticas e grandes volumes de conexões:

  • Robustel R3000-L3P – Roteador celular Dual-SIM com 1 porta Serial e 1 porta Ethernet
  • M1000XP – Modem Celular com porta Serial
  • Bridge Manager – Sistema de gerenciamento e monitoramento de conexões celulares. Hospedado em datacenter reduntante, garante confiabilidade e robustez para grandes volumes de conexões. Além de permitir link transparente entre o supervisório e  os equipamentos espalhados em campo, gera dados e informações sobre nível de sinal, localização, status da conexão entre outros.

Esta solução já está em operação há algum tempo e foi replicada pelo cliente em outras cidades devido a confiabilidade, alta disponibilidade e excelente custo-benefício.


® 2019 Above-Net Soluções de Informática, Telecomunicação e Serviços Ltda.