Tablets Robustos em Empilhadeiras

Desafio

Automatizar processos de Identificação, Endereçamento e Movimentações de Produtos e Paletes dentro de Armazéns, via RFID, atendendo soluções inovadoras de integração entre Computação embarcada em Empilhadeiras, Leitores RFID e WMS de clientes.

Solução

Tablet e Doca veicular robustos, com imagem customizada de Android permitindo conexão simultânea do Tablet com a rede WiFi e a porta Ethernet da Doca Veicular.

O Cliente precisava de uma solução de computação embarcada em suas empilhadeiras para gestão do armazenamento e logística. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Logos Rastreamento, empresa de soluções de rastreamento e RFID. Os tablets e docas fornecidos pela Above-Net deveriam ser instalados nas empilhadeiras e permitir comunicação com a rede WiFi do armazém, para acesso ao WMS, e com o leitor externo de RFID via porta Ethernet. Entretanto, alguns pré-requisitos eram fundamentais para o funcionamento da solução, entre eles:

  • Tablet e Doca deveriam ser resistentes a água e respingos para lavagem e operação da empilhadeira em áreas externas.
  • O conjunto deveria permitir remoção do tablet para eventual uso portátil.
  • O tablet deveria ser capaz de se comunicar simultaneamente com o leitor RFID via porta Ethernet e com o WMS da empresa via WiFi.

Os equipamentos especificados para a solução foram cuidadosamente escolhidos para atender todos os requisitos solicitados pelo cliente:

  • Tablet 7 polegadas robusto, IP67, Android 4.2, WiFi, Bluetooth, GPS, Câmera
  • Doca veicular para tablet robusto com trava e chave, classificação IP54 e conectores USB, Serial e Ethernet integrados

Apesar dos componentes especificados atenderem plenamente os requisitos de resistência do projeto, ainda havia um grande desafio pela frente: o Android prioriza a comunicação da porta Ethernet em detrimento da WiFi quando ambas estão ligadas. Ao se conectar o leitor RFID na porta Ethernet da doca, imediatamente ocorria desconexão da rede WiFi do tablet. Desta forma, os requisitos do cliente não eram atendidos.

Desenvolvemos uma imagem Android customizada para superar a barreira da priorização da comunicação Ethernet e atender as necessidades específicas do projeto. Na entrega do projeto as empilhadeiras estavam integradas de forma transparente à rede WiFi e aos leitores RFID via porta Ethernet, possibilitanto o aumento de produtividade e eficiência da operação desejados pelo cliente.

Com experiência aprofundada em desenvolvimento de produtos de mobilidade e integração de sistemas complexos, a Above-Net consegue superar desafios de integração e implementação de projetos.


® 2019 Above-Net Soluções de Informática, Telecomunicação e Serviços Ltda.