Bridgecare - Solução de Interoperabilidade de Sistemas de Saúde

Plataforma de Integração Hospitalar

Tecnologia e facilidade em conexões de sistemas

Existe uma crescente demanda pelo gerenciamento de informações em ambientes hospitalares provenientes de diversas fontes de dados, fator que dificulta a comunicação de forma unificada, aumenta a carga dos sistemas e gera incompatibilidade entre as informações.

Para melhorar o processamento e a interoperabilidade das informações, as organizações de saúde precisam garantir que os dados relevantes estejam disponíveis e sincronizados por todos os sistemas do hospital ou em uma rede de hospitais.

O Bridgecare é uma plataforma capaz de integrar em apenas um repositório central, informações de diversos sistemas distintos e compartilhá-los em vários formatos e protocolos existentes fazendo a ponte entre múltiplas tecnologias.

A plataforma oferece ainda serviços importantes no gerenciamento das informações, tais como: Higienização da Base de Dados, Serviço de Login Unificado, Terminologia, IOT para infraestrutura, engenharia clínica e equipamentos, entre outros.



Gerenciamento de Conexões Remotas Dinâmicas, lista equipamentos tempo real

Benefícios do Bridgecare

A variedade de sistemas existentes em hospitais e a consequente necessidade de interoperabilidade impossibilitam a conexão ponto a ponto nos ambientes de atendimento e organizacionais. Além disso, o volume de informações, diversidade de protocolos e formato das comunicações inviabilizam o gerenciamento pela equipe de TI do hospital.

O problema se agrava quando a organização de saúde possui diversos pontos e bases de atendimentos descentralizadas resultando em cadastros múltiplos e informações perdidas.

A plataforma Bridgecare oferece serviços que abordam esses problemas enfrentados pelas organizações de saúde de forma simples e robusta otimizados para processos de TI melhorando a qualidade das informações da organização.

O Bridgecare atua como repositório central de todas as informações com suporte a diversos protocolos de comunicação e capacidade de traduzir mensagens dos principais formatos em padrões usados pela indústria. Além disso, a plataforma integra equipamentos, medições e sensores proporcionando visibilidade e gerenciamento integrado para a engenharia clínica para manutenção e gestão do hospital.



Formatos de Dados Suportados

  • Web Services (Restful/SOAP)
  • TCP/IP
  • Banco de dados (JDBC)
  • JAVA
  • Arquivo (FTP/Local)
  • Cliente HTTP 
  • MQTT
  • STOMP
  • Active MQ
  • Rabbit MQ
  • Amazon MQ

Documentos Clínicos Suportados

  • XML
  • HTML
  • Binário
  • DICOM
  • PDF
  • IHE
  • MDH

Protocolos Suportados

  • HL7 (V2 & V3)
  • FHIR
  • JSON
  • XML
  • FRL (Fixed Record Length)
  • VRL (Variable Record Length)
  • CSC

Funcionalidades

Integração HIS/LIS/PACS

Todo o prontuário eletrônico, assim como informações de exames laboratoriais e de imagem estão conectados ao repositório central de forma higienizada.

Serviço Single Sign-On

O Bridgecare oferece um serviço de segurança criptografado para autenticação única e gerenciamento de usuários, simplificando e reduzindo o custo do gerenciamento de usuários de diversos sistemas com diferentes níveis de segurança. Dessa forma, todos os funcionários da instituição recebem um usuário e senha único para sua identificação em qualquer que seja o tipo de acesso ou sistema utilizado

Interoperabilidade com Equipamentos

O Bridgecare oferece integração nativa com qualquer equipamento médico usando protocolos de transmissão modernos como HL7 ou até mesmo formato texto de legados. Através de tecnologia própria, as localizações dos equipamentos são automáticas. Todas as informações são transmitidas ao repositório central para consumo pelos outros sistemas da instituição. 

Terminologia

O Bridgecare oferece um Serviço de Terminologia customizável e parametrizável, com versionamento de todos os termos técnicos utilizados nas aplicações, de acordo com o controle de qualidade dos dados indicado pela instituição.

Higienização da Base de Dados

A plataforma monitora a base de dados contra registros duplicados, homônimos e conflitos de informações de forma customizada. Através da configuração do sistema, o administrador pode selecionar regras inteligentes para que o serviço de higienização indique os alarmes e pontos de atenção para análise e ações no portal.

Integrações com Outros Sistemas

A plataforma possui integração com diversos outros sistemas, entre eles de Telemedicina e Tele-triagem, e suporte à decisão clínica, permitindo a maximização de atendimentos em um ambiente único de informações.

Localização e Configuração de Equipamentos

O Bridgecare oferece o serviço de configuração automática do equipamento associado ao leito sem a necessidade de reconfiguração a cada deslocamento interno do aparelho no hospital. O sistema informa ainda, de forma automática, a localização para a engenharia clínica, facilitando o gerenciamento e a assistência técnica desses itens.

Telemedicina

A plataforma possui integração com diversos outros sistemas entre eles de Telemedicina e Tele-triagem MedKortex® permitindo a maximização de atendimentos em um ambiente único de informações independente do número de unidades ou distribuição geográfica da rede.

Monitoramento IIOT e Infra estrutura

A família Bridge possui tradição em Internet das Coisas Industrial e incorpora ao Bridgecare, o monitoramento de equipamentos, infraestrutura ou parâmetros de processos de qualidade da instituição. Monitoramento automático inteligente da qualidade da água, níveis de reservatórios, pressões de tanques, cargas de cilindros, IT médicos, localização de ativos são apenas algumas das medições automáticas que o sistema realiza para aumentar a segurança e eficiência da operação. A partir de alarmes programados e regras de operação, o Bridgecare alerta em tempo real o problema em qualquer equipamento vital à operação e segurança do hospital.

IoT Engenharia Clínica

Através da interoperabilidade do Bridgecare e experiência em aplicações industriais de IIoT (Internet das Coisas Industrial) com o Bridgemeter, a Above-Net oferece uma solução integrada de instrumentação monitoramento e comunicação com equipamentos de infra estrutura capaz de monitorar e alertar à engenharia clínica sobre mudanças das leituras de parâmetros críticos para a operação.

O Bridgecare identifica de forma preditiva a degradação das leituras de qualquer equipamento para ação preventiva baseada em condição de funcionamento, evitando gastos desnecessários de troca de peças em bom estado ou risco de parada pela falta de manutenção.

Algumas Aplicações Monitoramento IoT Bridgecare

  • Câmara Fria
  • Redes de Gases Medicinais 
  • IT Médico
  • Localização e Rastreamento de Equipamentos
  • Bateria de Cilindros (reserva de Backup)
  • Gestão de Energia
  • Gestão de Consumo de Água 
  • Grupo Geradores 
  • Centrais de Ar Medicinal 
  • Sistemas de Refrigeração 

Workflows Manutenção

As regras preditivas e alarmes podem disparar
workflows de manutenção para equipamentos portáteis
com um checklist dinâmico de ações e manutenções a
serem realizadas pelo time responsável da equipe. De
acordo com a resposta coletada nesses dispositivos, o
sistema indica de forma dinâmica os próximos passos
para correção do problema de acordo com o workflow
definido pela instituição.

Arquitetura

Bridgecare possui uma arquitetura modular capaz de atender demandas crescentes de integrações de acordo com a maturidade de cada cliente. Através de módulos e conectores disponíveis, pode-se configurar o sistema para qualquer tipo de solução.

Cada conector é responsável por receber, transmitir e transformar as informações do seu formato original para o repositório ou no sentido inverso usando Web Services (Restful/SOAP), TCP/IP, FTP entre outros. O pacote básico inclui o repositório central com sistema de gerenciamento em Interface Web e três principais conectores dedicados à conexões do HIS (Hospital Information System), LIS (Laboratory Information System) e PACS (Picture Archiving and Communication System) configurados de acordo com o conjunto mínimo de dados desejado.

O módulo Single Sign-on de segurança oferece uma forma central de autenticação de usuário único via OAuth2 para todas os sistemas e plataformas integrados com configuração total de perfis para autenticação das permissões da aplicação em tempo real.

Outro módulo importante é o serviço de terminologia usado para padronização de termos das aplicações integradas e definidos pela equipe de gestão da plataforma.

O próximo módulo destina-se a conexão de equipamentos sendo capaz de capturar, transmitir e armazenar informações em HL7 ou ainda por protocolos proprietários das medições de equipamentos de pacientes disponibilizando-as no repositório central para consumo por outros sistemas.

Através desse mesmo conector, a plataforma é capaz de localizar o equipamento seja por conexão cabeada ou sem fio, informando à engenharia clínica sobre seu deslocamento e associação automática com leitos do hospital.

O módulo oferece ainda conexão com sensores, centrais de controle e equipamentos de medição e é capaz de capturar parâmetros de sistemas de gases, de incêndio, qualidade da água, alertar contra vazamentos, valores de pressões indevidos, permitindo alimentar o repositório com informações fundamentais à logística de abastecimento e para a equipe de manutenção com análise preditiva da falha de diversos equipamentos e sistemas.

O Bridgecare também oferece em todas as suas configurações, um sistema de notificações (Dashboard e Email) capaz de alertar em tempo real sobre os serviços e condições de todo o monitoramento realizado. As notificações utilizam sistemas de mensagens em tempo real tais como STOMP, Active MQ, Rabbit MQ e Amazon MQ. Conectores para integração com sistemas de Telemedicina e Suporte à decisão clínica também estão disponíveis e podem ser adicionados a qualquer pacote. Todas as Informações e logs são armazenados em banco de dados em estrutura AWS escalonável ou on-premises local de acordo com a necessidade de cada cliente.

Outras Características

Flexibilidade de Instalação

Seja hospedado em AWS Web ou on-premises, o Bridgecare oferece uma infraestrutura baseada em clusters de nós flexível e escalonável

Criptografia SSL/TLS

Disponível para conexões com criptografia SSL/TLS seja para envio ou recebimento de informações, podendo ser configurada para integrações usando protocolos TCP/IP, FTP e HTTP.

Alta Disponibilidade

Sistema e equipamentos redundantes podem garantir alta disponibilidade para instalações de qualquer porte, sejam elas on-premises ou na nuvem através deste
serviço opcional.

Comunicação Segura

Toda a comunicação usada pelo Bridgecare suporta comunicação AES256 ou superior quando possível.

Web Services

O sistema possui opções de conexão através de Web Services por Restful ou SOAP.

Coleta de Informações de Equipamentos

Esta funcionalidade permite a captura das informações usando qualquer protocolo de comunicação, seja qual for a densidade ou tipo de parâmetro, permitindo a total
otimização das informações de forma estruturada. A engenharia clínica pode ter acesso instantâneo aos dados críticos para operação do hospital e anteceder problemas críticos operacionais.

Autenticação Unificada

O serviço de autenticação é compatível com os níveis mais rígidos de segurança, e permite a configuração por perfil através da seleção individual de ações e permissões de leitura e escrita em diversas áreas. Através desse recurso pode-se configurar infinitas alçadas para diferentes membros da equipe com a mesma segurança compartilhada pelo serviço de Single Sign On com autenticação OAuth2 de forma centralizada.

Data Logging

Todas as informações de operações executadas no Bridgecare são gravadas e  atualizadas com criptografia e estão disponíveis para pesquisas históricas através de palavras chaves ou critérios de seleção de buscas no ambiente de gestão da  plataforma .

Conectores Seguros Bidirecionais

O Bridgecare oferece uma série de conectores nativos capazes de traduzir mensagens por cálculos matemáticos, lógicos, interativos ou tabelas de tradução em dois sentidos. Portanto, seja qual for o formato de dados da aplicação, o Bridgecare recebe e transmite as informações traduzindo-as para o padrão do repositório de forma segura e confiável.

Armazenamento de Documentos Clínicos

A plataforma oferece múltiplos padrões de armazenamento de documentos clínicos, tais como mas não limitando-se a XML, HTML, Binário, DICOM, PDF, Perfil IHE e Mobile Access to Health documents (MDH).

Vantagens

Informação
Centralizada

O repositório do Bridgecare oferece a base mais completa de dados do prontuário do paciente à todos os sistemas integrados.

Redução de
Chamados de TI

O Bridgecare reduz o número de chamados através dos serviços inteligentes de autenticação única (single Sign-On)

Repositório
Unificado

Permite acesso centralizado para auditorias e estudos de prontuários de forma unificada e estruturada da base de pacientes higienizada.

Conexão com
Equipamentos

O Bridgemeter IoT tem baixo custo operacional e de implantação e pode ser instalado em centenas de pontos provendo acesso aos clientes de sua empresa.

Bridgecare Interoperabilidade Hospitalar

Confira alguns equipamentos da nossa linha já homologados na solução Bridgemeter IoT (Internet das Coisas )

Entre em Contato

Solicite uma cotação ou mais informações através do formulário abaixo. Nossos gerentes de projetos estão prontos para oferecer consultoria e assistência na especificação da plataforma de Integração e Interoperabilidade Hospitalar para a sua rede de hospitais.
® 2022 Above-Net Soluções de Informática, Telecomunicação e Serviços Ltda.